Tudo o que você precisa saber: História da Louis Vuitton

4/18/2018

No primeiro post de tudo 'tudo o que você precisa saber' teve uma boa repercussão, vocês gostaram da ideia, e eu fico muito grato por isso, sério, é um post que eu adorei escrever, também me ajuda nos estudos e tudo mais. No post de hoje iremos falar sobre Louis Vuitton, muitos conhecem essa marca tão luxuosa, mas não sabem que sua origem se iniciou com malas/baús.


Assumo que quando comecei a estudar sobre a Vuitton, me empolguei e acabei a pesquisar de mais, mas claro, irei resumir a história para vocês. Com apenas 16 anos de idade, Louis Vuitton tomou uma decisão que iria não apenas mudar sua própria vida, mas as vidas de seus filhos e das futuras gerações: ele se tornaria um fabricante de baús, e foi ai que tudo começou, em meados de 1850.

Em 1837 quando Vuitton com apenas 16 anos foi para Paris começar o seu aprendizado, e nessa época, carruagens puxadas por cavalos, trens e barcos eram os principais meios de transportes e as bagagens eram sempre jogadas de qualquer forma, na verdade da maneira mais brusca possível, e os viajantes, obviamente queriam proteger seus objetos pessoais, necessitavam de algo bem mais resistente, sabendo disso, o jovem começou a trabalhar em algo diferente, que fosse útil, pratico e bonito, então o foco dele era aliar beleza a praticidade.
Podem reparar que a logo da Louis Vuitton já era a que conhecemos atualmente neste baú.

 O destino extraordinário de Louis Vuitton começou a mudar em 1851 quando para cada viagem do imperador francês Napoleão III, ele era trazido ao belíssimo Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da imperatriz Eugênia. A partir daí, sua sorte mudou e o jovem começou a colher os frutos de tanto trabalho e pesquisa (merecido né galera!?)


A primeira vez que as letras LV (granulados e nas cores marrom e bege) foram utilizadas para logo da marca, acompanhada de símbolos que representavam flores, que hoje é a marca registrada da Vuitton, aconteceu em 1896 quando Georges, filho de Louis, que morreu quatro anos antes, como mais uma tentativa de diferenciar seus produtos das inúmeras imitações que eram fabricadas na época. 
Mas quando começarem as roupas que vemos nos desfiles de hoje em dia!?

Em 1997, Arnault contratou o estilista americano Marc Jacobs para renovar a LV e criar sua primeira coleção de roupas, além de sapatos, relógios e até joias extremamente sofisticadas. Reconhecido nos Estados Unidos por sua modernidade, o estilista americano desembarcou em Paris como um quase desconhecido, mas mostrou a que veio logo na primeira temporada. Disposto a inovar, a célebre combinação do logotipo marrom e amarelo sobre o fundo de couro marrom, dando um ar contemporâneo com símbolos da cultura pop e cores novas, o americano convidou nos anos seguintes artistas e designers para experiências mais ousadas. 16 anos depois Marc saiu da marca para seguir com sua própria marca.
Nos dias atuais, Vuitton contém os desfiles de 'Resort', 'Spring Menswear', 'Spring/Summer ready-to-wear', 'Fall Menswear', 'Pre-Fall', 'Fall-Winter ready-to-wear', com certeza está entre os desfiles mais esperados todos os anos, e na minha opinião irá continuar sendo. 

Existe uma lenda acerca dos baús de viagem da vUITTON: muitos que estavam a bordo do Titanic foram encontrados intactos, preservando inclusive o conteúdo.
 E claro, a qualidade é mantida até hoje, por exemplo, são feitos em máquinas de raio ultravioleta a equipamentos que abrem e fecham o zíper das bolsas por até 5.000 vezes.

E aí, gostaram de saber mais sobre essa marca tão luxuosa!? Deixem aí nos comentários.


Não deixem de me acompanhar nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook.

Você também pode gostar de:

12 comentários

  1. Eu adorei saber sobre a marca que eu mais babo. hehe
    Sou louca para ter uma bolsa ou carteira LV, mas é caaaaro. =(
    Admirei a atitude dele de mesmo tão novo querer ser independente, que bom que os planos dele deram certo e fizeram dele o que é até hoje, um sucesso!
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. LV não é só luxo, é conceito e pesquisa, por isso, como designer de moda eu fico muito chateada ao ver imitações das bolsas de Louis Vuitton, pra mim é uma ofensa às pessoas que se dedicaram de maneira tão ávida para que uma marca fosse sinônimo de elegância e principalmente qualidade. Não sabia sobre essa curiosidade a cerca do Titanic. Amei seu post <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  3. LV é meu sonho de princesa rs Eu quando vejo uma imitação deles até reviro os olhos, porque né rs Mas eu amo ♥ Não sabia da história tão detalhadamente, adorei ♥

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Que legal conhecer a história por detrás da marca! Tenha um ótimo dia, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  5. Amei! Não sabia que a marca era tão antiga. Mas uma coisa q não mudou mt é o fato de nas viagens jogarem as malas de qlqr jeito, kkkk. Tive uma q foi destruída.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Eu conhecia a marca mas não sabia de todas essas coisas, achei bacana demais! Quem nunca sonhou com uma bolsa da LV né? Um sonho! Só não é mais desejada (pra mim) do que a Chanel! hahaha
    Um beijo
    Yasmim Gil | http://yasmimgil.blogspot.com❤

    ResponderExcluir
  7. I understood (more or less my portuguese is quite bad ^^') but i didn't
    know about how he started and i found it very interesting!!!
    an example of hard work! your blog is amazing so i've started following you :)
    here is mine in case you want to check it out ^^ or follow back (I'd really appreciate that <3)
    beijinho!

    http://lalabetterdayz.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir
  8. obrigado :D

    eu gosto muito de saber as histórias da marca precisamente por achar que gostar de moda é mais do que gostar de peças de roupa :D já conhecia a história por detrás da LV :D ótimo post!

    NEW BRANDING POST | THE NEWS OF THE PROJECT THAT I TREASURE!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  9. Eita! Nem imaginava... amei! <3

    http://www.ligiaslife.com

    ResponderExcluir
  10. já era fã, agora mais ainda !


    https://onsabrina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir